TEXTO: Efésios 1:4-5 "assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,".
Meus amados irmãos, minha família espiritual, povo de propriedade exclusiva de Deus!
Eu creio que todos nós, que somos filhos de Deus, podemos, sem medo ou dúvidas, basear as nossas vidas na validade e no poder da Palavra e das promessas do Senhor. O verdadeiro amor lança fora todo o medo. O medo aprisiona, acorrenta e destrói o ser humano e não provém de Deus.
Cada frase escrita na Bíblia Sagrada tem a autoria do próprio Deus. Ele inspirou escritores para que a Bíblia se tornasse a Sua forma de se expressar, a Sua forma de falar conosco e de mostrar qual é a Sua Vontade. Através da Bíblia Sagrada nós conseguimos saber quais são os Pensamentos de Deus, o que Ele tem para nós, qual é a Sua Vontade e quais são os Seus Propósitos. Esses são os alicerces, as bases, o alimento, para o nosso espírito.
Quando o corpo humano não é bem alimentado com proteína, com um pouco de gordura, com carboidrato, com açúcar, com ferro, ele se torna desnutrido, raquítico. Assim é, também, a nossa vida espiritual. Se você não recebe alimento sólido, com sustância, torna-se uma pessoa raquítica e desnutrida, espiritualmente falando.
A mensagem da Graça de Deus é inequívoca, é incontestável, é única e verdadeira. Diz João 8:32 "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Quando um cristão não tem os seus olhos iluminados, fica enclausurado dentro de uma caverna, em uma escuridão, não consegue compreender a esperança e a herança dos santos, não consegue compreender o sacrifício de Cristo, não consegue compreender as coisas de Deus, que se discernem espiritualmente.
A Sabedoria e o Conhecimento de Deus são tão importantes e tão essenciais que foi o que Salomão, filho de Davi, pediu a Deus. Veja o que diz 2 Crônicas 1:11-12: "Disse Deus a Salomão: Porquanto foi este o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual."
Deus deu a Salomão sabedoria, conhecimento, riquezas, bens e honras. Qual a conclusão que nós tiramos disso? Quando um pai, uma mãe, um chefe de família, um idoso, ou um jovem adquire Conhecimento e Sabedoria, torna-se mais que vencedor.
Quando você tem a Sabedoria de Deus, Sabedoria Predestinada, você vence as lutas, toma decisões certas, não estranha o fogo que arde, nem as situações, ou os ventos que sopram; governa bem a casa, sabe cuidar do lar, sabe educar os filhos, cuida bem do marido, ama a esposa, tem alegria, prosperidade, longevidade, conquistas, saúde, paz interior. Onde há Conhecimento não há destruição, não há perdas, não há derrotas nem há fracassos. Por que isso acontece? Porque a pessoa que adquire Conhecimento e Sabedoria, passa a conhecer a Graça do Senhor, passa a conhecer a sua verdadeira identidade espiritual.
Quantos crentes vivem em crise de identidade espiritual tremenda: não sabem quem são, não sabem mais o que fazer para agradar a Deus, não sabem para onde vão, perderam o tino das suas vidas, não têm orientação do altar, não têm instrução, não têm doutrina sólida, correta e verdadeira e, por isso, vivem à deriva e vulneráveis. Quando você passa a conhecer a Deus, você deixa de ser “ignorante” espiritual e passa a ser forte e ativo.
Portanto, quem vive a “lei”, acaba se tornando uma pessoa fraca, covarde, com medo da batalha do Armagedom, do diabo, do fim dos tempos, não tem a segurança da sua salvação, vira uma pessoa manipulável, que é enganada facilmente. Essas pessoas poderiam desfrutar da liberdade, da plenitude da Graça sobre Graça, da paz com Deus, mas preferem viver em clima de tensão e de guerra. Elas precisam sempre de uma coisa visível: da unção com óleo, do jejum, do batismo nas águas para lavar os pecados, das regressões, misturam o Evangelho com o espiritismo, transformam a Fé em um objeto ou um símbolo: uma lamparina, um cordão, uma fita, uma palmilha, um sabonete. É a “lei” que faz isso. Ela é a sombra dos bens vindouros. A “lei” nunca aperfeiçoou ninguém. A Graça é a Verdade, é o Novo Pacto, o Pacto de Melhores e Superiores Promessas.
Muitos não vão mais à igreja para cultuar a Deus, louvá-Lo, adorá-Lo, para aprender, ou para ter comunhão, mas para ver mudanças. Querem as bênçãos de Deus, mas não querem o Deus das bênçãos. Há pessoas que só vão à igreja por interesse! Você deve buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça, a comunhão com Deus, o aprendizado, o conhecimento, e todas as outras coisas serão acrescentadas. Foi o que Salomão fez. Ele pediu Sabedoria, Conhecimento, e Deus lhe deu bens, riquezas e honras.
Amado, a nossa relação com Deus deve ser de amor, de temor, de reverência e submissão. Nós devemos, mais do que nunca, reconhecer a Superioridade, Autoridade Suprema e a Soberania Absoluta do nosso Deus. Isso acontece quando você reconhece a Doutrina que é a estrutura da Bíblia Sagrada, e da nossa existência aqui na terra: a Predestinação.
Eu sei que para muitos pode ser difícil compreender a Predestinação, para outros pode ser uma palavra nova; mas, agora, você deve colocar toda lógica humana e todo preconceito de lado, e levar o seu pensamento e a sua mente cativos à obediência de Deus.
Nós vamos “mergulhar” nesse assunto que alegra, sobremaneira, o meu coração.
Dentro da Doutrina da Graça de Deus, a Predestinação é a base.
O que é a Predestinação? A Predestinação é um ato da Soberania e do Amor de Deus. Só é salvo quem foi predestinado para a salvação.
Predestinação, no grego, é PROGNOSIS, que quer dizer: “destinar de antemão ou destinar com antecipação”.
A Doutrina da Predestinação honra a Deus. Por meio dela nós reconhecemos a Soberania, a Autoridade, o Amor e o Plano de Deus para a nossa vida. Ela é a “espinha dorsal” da vida do Evangelho.
Apesar de gerar algumas polêmicas no seio da tradição evangélica, essa revelação é fundamental para que você tenha uma vida vitoriosa, para que você saiba, realmente, o que você está fazendo aqui na terra, de onde você veio e para onde você vai. Uma pessoa que não compreende a Predestinação não sabe qual é o seu destino, não sabe o que está fazendo; está perdida.
É importante que saiba que você teve uma pré-existência espiritual. A sua existência não começou no ventre materno. No útero materno, nós fomos concebidos fisicamente. O nosso espírito foi revestido de carne. Olha que palavra extraordinária. Jó 38:1-4, 21 "Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento." " Tu o sabes, porque nesse tempo eras nascido e porque é grande o número dos teus dias!"
Antes da fundação do mundo você já existia. Deus já conhecia você e já havia predestinado o seu espírito para a salvação eterna.
Em Jeremias 1:4 diz assim: "A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações."
Isso aconteceu com a minha vida, com a sua vida, com a vida de Jeremias, com a vida de todos aqueles que foram predestinados para a salvação. Antes de você ter sido concebido, antes de você ter vindo a este mundo, revestido de um corpo de carne, Deus já conhecia você.
Gálatas 1:15-16 "Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,". Paulo está dizendo aos Gálatas que Deus o havia separado antes dele nascer, segundo a Sua presciência.
Efésios 1:4-5 "assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou..."
Deus nos predestinou, nos escolheu antes da fundação do mundo, antes de tudo existir, quando Ele estava lançando os fundamentos da terra... Efésios 1:5-6 "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,".
Foi vontade do Senhor, foi soberania de Deus. A salvação não se conquista por meio de sacrifícios ou por meio de esforços. O que a tradição evangélica diz? Que Deus fez 50% e que, agora, você precisa fazer os outros 50%. Se você tropeça, perde a salvação. A “lei” era assim: você podia ser perfeito em tudo, mas, se tropeçasse em alguma coisa, tudo era anulado. Na Graça, não! Na Graça de Deus o justo vive por Fé.
Efésios 1:9-11 "desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,".
Toda a Doutrina da Predestinação é explicada com fundamentos bíblicos.
Nós fomos predestinados segundo o propósito dAquele que faz todas as coisas, conforme a Sua Vontade.
1 Pedro 1:2 "eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas."
Nós fomos eleitos, fomos predestinados segundo a presciência de Deus. Por isso, Deus é imutável, não volta atrás no que Ele faz. Ele começou a boa obra, Ele termina. Ele efetua o querer e o realizar. Ele tem o sim e o amém para todas as coisas. Todas as coisas que conduzem à vida e à piedade já nos foram outorgadas. Aquilo que Deus começou antes da fundação do mundo, Ele continua, pois é o mesmo.
Somente os predestinados para a vida eterna receberão e confessarão a Cristo como Senhor e Salvador. A Bíblia não fala em aceitar Cristo. Fala em confessar e receber. E por que uma pessoa confessa? Porque já foi predestinada para isso.
Em 2 Tessalonicenses 3:2, diz o seguinte: "e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos." Guarde isso na sua mente: a Fé não é de todos.
Depois, em Efésios 2:8, ele diz assim: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;".
Ora, pense comigo: se a Fé não é de todos e nós somos salvos mediante a Fé, significa que nem todos serão salvos.
Tito 1:1 "Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,"
A Fé é dos eleitos, daqueles que foram predestinados, daqueles que foram escolhidos desde antes da fundação do mundo.
Em Efésios 1:13 diz: "em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;".
Depois que você ouviu a Palavra da Verdade, o Evangelho da salvação, você creu. Mas você creu porque você já havia sido predestinado para isso.
Você foi selado com o selo eterno. Nada pode separar você do Amor de Deus. Você está na Luz e não pode mais voltar para as trevas. Você está no Reino do Filho do Seu Amor, não pode mais voltar para o império das trevas, não pode mais se amoldar às paixões antigas, não pode mais ter as atitudes do seu passado. Aqueles que estão em Cristo são novas criaturas. Nós somos revestidos de um novo homem, criados segundo Cristo, em justiça e retidão, procedentes da Verdade.
Quem é predestinado já tinha o nome inscrito no Livro da Vida. Daniel 12:1 diz: "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro."
Só será salvo quem já tiver o nome inscrito no Livro da Vida. E quem tem o nome inscrito no Livro da Vida? Quem foi predestinado para a salvação.
Lucas 10:20 "Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus." O seu nome já está arrolado nos céus. Você já foi selado, você é um espírito com Deus, você é a imagem e a semelhança do Senhor, e o seu nome está inscrito nas palmas das mãos de Deus.
Em Apocalipse 3:5-6 diz: "O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
Quem compreende a Verdade não fica relutando, questionando, achando difícil. A Verdade não pode ser deturpada. Ela liberta, transforma. A Graça de Deus é a única palavra que dá vida e herança.
Um lindo exemplo na Bíblia Sagrada sobre a “lei” e a Graça é a história de Marta e Maria. Maria é a Graça e Marta é a “lei”. Maria ficava aos pés de Jesus, aprendendo. Marta, agitada de um lado para o outro, ficava fazendo as coisas da casa. Jesus disse: ‘Marta! Estás ocupada e preocupada com muitas coisas. Maria escolheu a melhor parte, e dela não lhe será tirada.’
Quem vive a “lei” vive agitado, com medo, em clima de tensão, achando que Deus é mau. Um dia está bem, no outro dia está mal. Um dia está de bom humor, no outro dia está de mau humor. Não sabe se está agradando a Deus, e acaba vivendo como Marta. Os da Graça de Deus estão como Maria: no repouso de Deus, descansando no Senhor, vivendo por Fé, em comunhão com Cristo, em intimidade com Deus, em sintonia absoluta com o Senhor. Nós somos o povo que tem paz com Deus. Isso é a melhor coisa que existe. Imagina você ter os problemas da vida e ainda viver em confusão e em clima de guerra e tensão com Deus?! Você acha que Deus criou o Seu povo para viver com medo dEle? Não! Você é propriedade exclusiva de Deus, é templo do Espírito Santo, praga nenhuma chegará a sua tenda, podem cair 1000 ao seu lado e 10.000 a sua direita que você não será atingido.
Agora, quem não sabe disso, meu amado irmão, minha querida irmã, eleito do Senhor, vive cheio de medo, superstições e acaba aceitando tudo que lhe propõe: a lamparina, isso e aquilo.
Amado, quem é da perdição já nasceu e vai morrer assim. Salmo 58:3 "Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras." Veja a diferença da sua vida: predestinado em amor para a salvação eterna com os destinados para a perdição!
Pode um lobo virar ovelha? Não! Pode uma ovelha virar lobo? Não! Quem é ovelha é ovelha. E quem é lobo é lobo. Agora, a ovelha pode ter atitudes de lobo, assim como o lobo pode ter atitudes de ovelha. Mesmo dentro da igreja, a Bíblia diz que o inimigo semeia o joio à noite e que ele e o trigo são muito parecidos. Só Deus consegue distingui-los. Se somente Deus consegue diferenciá-los. Vamos nós ficar procurando quem é o joio e quem é trigo?! Precisamos viver a nossa vida individual com Deus.
Ser predestinado significa não ter livre arbítrio. Nós não tivemos livre arbítrio, no que tange a salvação. João 15:16 diz: "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros..."
O homem não tem livre arbítrio para a salvação. Aliás, o livre arbítrio é um insulto à Soberania de Deus. O livre arbítrio é uma falsa doutrina. A expressão “livre arbítrio” não aparece na Bíblia Sagrada. Foi algo criado pelos homens e que começou no coração de Lúcifer, quando ele quis assentar-se no Trono de Deus.
A predestinação não é uma injustiça de Deus. Ela atesta a Sua Soberania, Amor e Misericórdia para com os Seus filhos. Olha a palavra de Romanos 9:14: "Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!"
Romanos 9:20-21 "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?"
O oleiro tem direito sobre a massa. Deus é Soberano. É Ele quem faz, quem apascenta a ovelha, quem busca, quem varre até achar a “dracma” perdida. Ele determina. O querer é Seu, a vontade é Sua. Não há injustiça da parte de Deus. Ele sabe de todas as coisas. Não cabe ao homem ficar questionando, ficar querendo mandar em Deus, querer manipulá-Lo.
Deus é Amor, é nosso Pai, é nosso Redentor, é o Bom Pastor. Ele não é mercenário ou injusto. Deus não permite que nenhuma ovelha se perca. Se a pessoa foi predestinada para a salvação ela vai confessar a Cristo como Senhor e Salvador. Nada pode nos separar do Seu Amor. Nem altura, nem profundidade, nem a morte, nem a vida, nem coisas do presente, nem do por vir. E o pecado, pode? Quem é salvo vive a sua vida intensa com Deus. Quem é salvo não fica buscando o que pode fazer e o que não pode fazer de errado. Ele foge do pecado, se afasta das coisas erradas, ilícitas e profanas. Mas, se pecar? Deus disciplina, corrige ou açoita. Mas, a Aliança que Ele fez, o Plano Perfeito, a salvação não volta atrás. Os dons e as chamadas são irrevogáveis. O cristão pode cambalear para a esquerda e para a direita, mas ouvirá uma voz dizendo: ‘Este é o caminho, andai por ele’. Por que Deus disciplina? Porque Ele quer o melhor para a vida de Seus filhos. Deus quer que os Seus predestinados andem “na linha”.
Seja grato a Deus pela sua salvação e eleição. Não questione. Creia nesta Revelação e Conhecimento: Você foi predestinado para vencer!
Jeremias 31:3 "De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí." Com Amor Eterno, com Amor Incondicional, com Amor que constrange os nossos corações, Amor que excede o nosso entendimento, Amor com o qual ninguém será capaz de nos amar. Que Amor maravilhoso! Que Amor maravilhoso o do nosso Deus! Amor que nos atraiu, que nos comprou a preço de Sangue, que morreu pelo nosso pecado, que nos predestinou desde antes da fundação do mundo, que nos selou, que nos justificou, que nos glorificou, que é poderoso para fazer infinitamente mais.
Deus pode também pode curar toda enfermidade. O salmista disse: ‘Fui moço e agora sou velho e jamais vi o justo desamparado e nem a sua descendência a mendigar o pão.’
Você é justo, fiel, temente a Deus, e Ele jamais desamparará você. Mesmo nos momentos difíceis, mesmo diante dos gigantes, do mar vermelho, do fogo ardente, Deus estará sempre com você. Por isso, amado, receba a cura para a sua vida. Pelas chagas de Cristo você está sarado.
Jesus Cristo veio para dar vida e vida em abundância. É o seu direito e a sua herança. Tome posse disso na sua vida.
Receba a cura sobrenatural para o seu corpo, receba a cura milagrosa!
Deus ama você e libertou a sua vida para sempre!
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!
0 comentários:
Postar um comentário