quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pela Terceira vez…

 

“Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.” (1 Samuel 3:10 ARA)

Os tempos eram outros na época de Samuel. O aprendiz era dedicado ao profeta ou sacerdote para viver com ele, andar com ele, comer com ele, morar com ele. Era um mentoreamento total, imersivo. Eli estava disponível para orientar Samuel diuturnamente no ofício profético.

Ainda assim Samuel precisou ser chamado 3 vezes para que atendesse ao Senhor, e não que ficasse pensando que era seu mestre. Não reconhecera a voz de Deus e a confundiu com a de Eli. O próprio Eli só compreendeu o que lhe dizer na terceira vez e era um sacerdote experiente. Assim andamos nós, as vezes.

Conheço pessoas que dizem ter um chamado pastoral, mas me parece que não. Posso estar enganada. Ou ele. Conheço pessoas que tem chamado missionário mas não o aceitam ou não o reconhecem. Ou eu estou errada. O fato incontestável é que Deus continua chamando por nós pelo nosso nome. Com a graça de Deus tenho aprendido a dizer como Samuel “fala que teu servo ouve” mas isso me custou tempo de caminhada com Jesus, regado com muita teimosia e ego inchado. Samuel foi chamado quando Deus o considerou pronto, mas ele era ainda jovem. Eu fui chamado várias vezes e me considerei inapto, inadequado. Pequei, pois me coloquei no lugar do juiz para mim mesmo e fui mais severo que Ele. Custou-me alguns cabelos brancos a mais.

Não seja assim meu irmão. Coloque-se a disposição de Deus e disponha-se a ouvir o chamado Dele para sua vida. Samuel acordou 3 vezes mas só aproveitou a última. Desperdiçou sono e não cumpriu seu papel. Não seja assim meu irmão. Se desconfiar que o chamado é de Deus, busque confirmação, busque conselho, dedique-se a dizer “teu servo ouve” e peça que Deus fale claramente. Não menospreze o chamado.

Sou convicto de que muitos grandes homens e mulheres de Deus ainda dormem, apesar da voz de Deus chamar pelos seus nomes.

“Senhor, eu já errei muito e não sou perfeito. Mas quero estar centrado na Tua vontade e disposto para Te atender.”

 

0 comentários:

Postar um comentário