terça-feira, 19 de janeiro de 2010

“Explicando a Graça de Deus,falando sobre JEJUM”

wall03_800

JEJUM

DEFINIÇÃO: prática de não se alimentar por certo tempo (I Rs 21.9). Como prática religiosa, é voluntário, exige pureza de vida (Is 58.3-7) e exclui a exibição (Mt 6.16-18). No antigo testamento o jejum acha-se relacionado com o luto pelos mortos (I Sm 31.13; II Sm 1.12); com o infortúnio e tristeza (Jz 20.24-26; Ne 1.2-4); e com a expressão da dor pelos pecados (Dt 9.16-19). Os fariseus jejuavam duas vezes por semana (Lc 18.12) na segunda-feira e na quinta-feira.

Veremos nesse estudo que o jejum é uma prática judaica (obra da lei), mas hoje no tempo da graça (pacto do amor, do perdão, da reconciliação) não cabe mais o jejum uma vez que ele significa: abstinência, luto, penitência.

1- JESUS JÁ ENSINAVA QUE O JEJUM NÃO TINHA RAZÃO DE SER UMA VEZ QUE O NOIVO ESTAVA PRESENTE

Mt 9.14 e 15 “Podem estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?”

NOTA: Por três dias o noivo foi tirado, nesses dias ficaram de luto (jejum significa luto,tristeza), mas no terceiro dia ele ressuscita; se quando Ele era o noivo Ele não queria que jejuasse muito menos agora que Ele é o marido. A cruz do calvário foi uma cerimônia de casamento. Em Jo 19.30 Jesus disse: “ESTÁ CONSUMADO!” Assim como o homem e a mulher se unem e os dois se tornam uma só carne, assim também Jesus e a sua igreja se uniram e se tornaram um só espírito, se cumprindo o que disse o profeta Isaías “o teu criador é teu marido”. (Is 54.4-10)

2- ORAÇÃO E JEJUM

Muitos cristãos dizem que em momentos extremos, quando a tribulação é muito forte, só oração não é suficiente, é necessário também jejum. Eles dizem isto baseados em Mateus, capítulo 17, versículo 21; mas este trecho está entre colchetes. Tudo que estiver entre colchetes na bíblia não faz parte do texto original, é acréscimo do tradutor. Jesus nunca disse aquelas palavras. Eles não puderam ajudar o menino não foi porque não jejuaram e sim porque não tiveram fé, leia os versículos 19 e 20.

3- O VERDADEIRO JEJUM

Isaías 58.3-10 “Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses...”

4- DE GLÓRIA EM GLÓRIA

A igreja primitiva ainda praticava a tradição judaica do jejum, inclusive o apóstolo Paulo (At 13.1-3; 14.23). O ministério do apóstolo passou por um processo (Jesus disse que o Reino de Deus dentro de nós é um processo de crescimento – grão de mostarda que vira árvore) onde ele foi adquirindo experiência e conhecimento. Assim também nós, de glória em glória, amadurecemos e caminhamos, entendendo que jejuar nos dias atuais seria inadequado uma vez que jejum significa luto e tristeza e o tempo hoje é de festa e alegria, pois cristo vive em nós.

* Alegria do Senhor é a nossa força. Declaramos você reinando em vida.

fonte:IGREJA NOVO PACTO

www.igrejanovopacto.com.br

0 comentários:

Postar um comentário