“E muitas coisas lhes falou por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram às aves e comeram.E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.”
Quando lemos a parábola do Semeador, podemos nos deparar com uma infinidade de ensinamentos deixados pelo nosso Senhor Jesus Cristo.
A parábola fala sobre a boa semente (palavra de Deus) que caiu em vários tipos de solos (coração). O primeiro era um solo duro chamado também como “beira do caminho” esses são aqueles que não possuem entendimentos da palavra de Deus. Existem pessoas, que por mais que você explique a palavra e com todo o cuidado e atenção do mundo, elas não conseguem receber as revelações do Senhor e se perdem.
Jesus também diz que existe um outro tipo de solo (coração) que é chamado também de “solo rochoso” esses são aqueles que ficam muito felizes por viverem a palavra, mas são pessoas que vieram a Cristo não por o receberem como Senhor de suas vidas, mas por desejarem uma vida de bênçãos. Essas são aquelas pessoas que somente servem a Deus interessadas em suas bênçãos. Essas pessoas não duram muito no caminho do Senhor e mais dia ou menos dia a tendência é abandonar a palavra, pois onde elas estiverem sempre se decepcionarão, pois não verão mudanças em suas vidas.
Jesus também cita mais um tipo de solo (coração) que é conhecido como “espinheiro” esses são aqueles que recebem a palavra, mas faz de Cristo uma ponte para o sucesso individual. Essas são aquelas pessoas que não conseguem esquecer os cuidados do mundo, principalmente a fascinação das riquezas do mundo.
É muito fácil você distinguir os solos (coração) e saber qual é o seu tipo e suas conseqüências.
Você é uma pessoa que não está feliz com a Graça de Deus? Nenhuma palavra te satisfaz?
Então você é um “beira do caminho” Conseqüência: Será alguém que nunca sairá da maldição da lei. Gl 3:10.
Você é uma pessoa que se alegra na igreja? Está feliz com a palavra? Gosta de congregar?
Mas quando passa por qualquer tribulação já pensa em abandonar tudo?
Então você é um “solo rochoso” Conseqüência: Poderá perder a graça para sempre Hb 6:4-8
Você é uma pessoa que congrega há um certo tempo? Gosta da palavra, mas não vê frutos em sua vida e não consegue tirar o coração do trabalho, da família e de outras coisas materiais?
Então você é um “espinheiro”. Conseqüência: Nunca verá frutos. Jo 15:1-7
Mas se você é alguém que tem praticado a palavra, e esta tem frutificado em seu coração, caminha com determinação, então você é a boa terra, e certamente terá uma vida de bênçãos.
Nunca se engane. Se você encontra pessoas que estão com paz, alegria, e vivem contando testemunhos, mas a sua vida não é assim, medite na parábola das sementes e analise como está o seu coração.
0 comentários:
Postar um comentário