Era uma vez dois bons amigos que viviam juntos à sombra de uma rocha.
Por mais estranho que possa parecer, um era um leão e o outro era um tigre.
Eles haviam se conhecido quando eram jovens demais para saber a diferença entre leões e tigres. Então, de forma alguma eles poderiam pensar que sua amizade fosse incomum. Além disso, aquela era uma região das montanhas onde reinava a paz, devido, possivelmente à influência de um amável monge da floresta que vivia ali por perto. Ele era um eremita, alguém que vive muito longe das outras pessoas.
Por alguma razão desconhecida, um dia os dois amigos entraram em uma tola discussão. O Tigre disse: “Todos sabem que o frio vem quando a lua passa da lua cheia para lua nova!”
O Leão disse: “Onde você ouviu tamanho disparate? Todos sabem que o frio vem quando passa da lua nova para a lua cheia!”
O debate ficou mais e mais acirrado. Nenhum conseguia convencer o outro. Eles não puderam chegar a nenhuma conclusão que pusesse fim à crescente discussão. Eles até chegaram a ofender-se um ao outro! Temendo pela sua amizade, eles decidiram ir consultar o culto monge da floresta, o qual certamente saberia destes assuntos.
Ao visitar o pacífico eremita, o leão e o tigre se curvaram em reverência e colocaram a questão a ele. O amável monge pensou por um momento e deu a sua resposta:
“Pode esfriar em qualquer fase da lua, da lua nova para a lua cheia ou da lua cheia para a lua nova. É o vento que traz o frio, seja do oeste, norte ou leste. Portanto, de certa forma, vocês dois estão certos! E nenhum de vocês dois é derrotado pelo outro nesta questão. A coisa mais importante é viver sem conflitos, permanecer unidos. A união é sempre o melhor”.
O leão e o tigre agradeceram ao sábio eremita. E eles ficaram felizes por continuarem sendo amigos.
O tempo vai e o tempo vem, mas a amizade permanece.
0 comentários:
Postar um comentário